Universidade Aberta

Universidade Aberta
MPEL 05

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Reflexão sobre a experiência de aprendizagem em PPeL

Efetuado em  http://www.wordle.net/create

A Unidade Curricular de Processos Pedagógicos em eLearning decorreu de uma forma muito dinâmica e diversificada.

Demos inicio a esta UC com uma excelente "ferramenta de trabalho" chamada de contrato de aprendizagem que cumprimos ao longo deste 2º semestre.
A atividade 1A foi um grande desafio para mim, com muito trabalho de pesquisa, mas muito gratificante e onde aprendi muito, não só com a ajuda dos colegas mas também com a preciosa ajuda do professor que prontamente sempre se disponibilizou.
A atividade 1B também foi de muita pesquisa para a escolha da bibliografia anotada. A partilha de ideias e recursos no fórum desta atividade foi muito benéfica.
Quanto à representação visual do meu PLE foi outro grande desafio, mas agora sinto que poderia ter feito muito melhor.
A atividade 2 foi muito trabalhosa, mas muito interessante, começando pela escolha do tema da entrevista, escolha do entrevistado, guião da entrevista, entrevista em si e a produção final do paper. A utilização do respetivo fórum para troca de dúvidas e de experiências foi fundamental.
A atividade 3 foi mais outro desafio, primeiro a exploração de várias ferrramentas, depois a organização de um curso online e por fim a sua implementação.

Aprendi muito com todas estas atividades e sinto que muito tenho ainda para aprender, mas já não me sinto um formiguinha tão pequenina, já cresci um pouco mais.

No geral os objetivos mínimos parecem-me que foram atingidos, a experiência foi enriquecedora, a troca de ideias e experiências entre o professor e os colegas foi excelente.
Os timings para mim por vezes foram dificies de cumprir por variadissímas razões, como a sáude e a parte profissional, mas com a sempre disponibilidade e boa vontade do professor fomos gerindo as tarefas ao longo do semestre da melhor forma possível.
A lógica que o professor José Mota menciona nas orientações gerais do "aprender sobre" para um "aprender ser" foi conseguida. Partimos na atividade 1 do estudo da pedagogia do elearning, passando pela análise de práticas de quem o desenvolve na atividade 2 e terminamos a atividade 3 com uma aplicação do que aprendemos numa passagem do papel do estudante para o papel do professor.
O suporte teórico desta UC foi muito positivo. A marcação do ritmo das tarefas provocou dinamismo na UC, mesmo com algumas dificuldades de cumprimento dos prazos estabelecidos. O trabalho colaborativo/cooperativo também foi muito positivo com a utilização dos foruns respetivos.  
Para mim a unidade curricular de Processos Pedagógicos em eLearning merecia ser feita em dois semestres para que ouvesse mais tempo para a investigação e exploração de recursos (lanço aqui a ideia).
Penso que esta UC foi mesmo uma experiência recompensadora para todos como o professor José Mota nos disse nas boas vindas a esta unidade curricular.

Aproveito para deixar um obrigado a todos os colegas e os parabéns ao professor José Mota por tudo o que fez por nós e pelo nosso curso.