Universidade Aberta

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MPEL 05

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Comentário sobre a noção de Cibercultura

                                                  Noção de Cibercultura

Para definir Cibercultura, segundo Lévy, temos de identificar o meio da sua criação, na qual ela emerge e se transforma, o ciberespaço.
O ciberespaço é uma palavra criada por William Gibson que a define como o espaço de comunicação aberto pela interconexão mundial dos computadores. Com a digitalização o ciberespaço torna-se o principal canal de comunicação e suporte de memória da humanidade.
A cibercultura é a relação entre as tecnologias de comunicação, informação e cultura emergentes a partir da convergência da informatização/telecomunicação. Trata-se de uma nova relação entre tecnologias e a sociabilidade. Consideremos a cibercultura no seu termo mais simples como a cultura da tecnologia. (Pierre Lévy, Cibercultura, pág 17).
Pierre Lévy une a técnica, a sociedade, a cultura, a arte, a educação e a cidadania num único espaço, que é o virtual.


Destaco três exemplos significativos:

 O correio electrónico mais conhecido pela definição Inglesa de e-mail: é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas electrónicos de comunicação. O termo e-mail é aplicado tanto aos sistemas que utilizam a Internet e são baseados no protocolo SMTP, como aqueles sistemas conhecidos como intranets, que permitem a troca de mensagens dentro de uma empresa ou organização e são, normalmente, baseados em protocolos proprietários. (wikipedia)
As Comunidades de aprendizagem: cada vez mais existem comunidades de aprendizagem na Web, designando-se também pelo ensino à distância (EAD). Os centros de aprendizagem (Universidades, centros de aprendizagem, etc.), cada vez mais proliferam a nível mundial. A necessidade de conhecer e de aprender, com o menor custo possível, leva instituições e empresas a reorganizar-se para permitir o ensino on-line. Há uma série de recursos disponibilizados na Web, tais como, os repositórios e as bibliotecas digitais, através do e-book,  como blog’s e sites educativos ou de formação.
As Redes Sociais: as redes sociais são cada vez mais uma rotina no dia-a-dia dos cidadãos. A necessidade de comunicar e conhecer, tem levado milhões de pessoas a utilizar várias interfaces de comunicação, tais como o Messenger, IRC (Internet Relay Chat), Facebook, Twitter, skype, etc. Estas plataformas de comunicação têm evoluído de tal forma, que se passou de uma comunicação textual, para a comunicação com imagem e som em tempo real, podendo estar ligado a uma série de informação.

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