Universidade Aberta

Universidade Aberta
MPEL 05

domingo, 9 de outubro de 2011

MICO

http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/course/view.php?id=49191
ere
http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/course/view.php?id=49191
puz
http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/course/view.php?id=49191
Metodologias de Investigação em Contextos Online (MICO)


A 10 de Outubro de 2011 no inicio desta Unidade Curricular fiquei com a noção que entrava no "mundo da dissertação" e que se aproximava o tempo da elaboração da tese que cada vez mais assumia contornos reais.

A Unidade Curricular, MICO iniciou com a discussão do contrato de aprendizagem, e organização do trabalho seguido de quatro temas. A professora Alda Pereira criou um fórum para o trabalho e abriu um Wiki para as equipas utilizarem. Constituiram-se equipas de trabalho que se mantiveram durante toda a UC. A nossa equipa denominada por equipa Fausto tem como elementos: Cecília Tomás, Francisco Pereira, Hugo Domingos e Zélia Patrocínio.
Todos os temas que se seguem tinham fóruns para discussões. 

Este tema foi dedicado a procurar identificar paradigmas e métodos de investigação em Educação, a definir as etapas do processo investigativo e a traçar as caraterísticas de um relatório de investigação. Esta atividade desenvolveu-se em quatro partes relacionadas entre si. Na 1ª parte a pesquisa e o estudo foi de carater individual, na 2ª parte a análise de uma dissertação de mestrado de Fornelos, A Internet na sala de aula de Matemática http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/6682 foi efetuada em equipa tal como a  3ª parte a organização de um fluxograma relativo às etapas de uma investigação e a 4ª parte com a discussão em fórum dos fluxogramas produzidos; debate sobre as etapas do processo de investigação e debate sobre os métodos de investigação em educação.

Balanço da atividade 1 
Realizei muitas pesquisas e analisei de forma intensa a bibliografia aconselhável e a complementar sobre o processo de investigação. Analisei criticamente em conjunto com os colegas Cecília Tomás, Francisco Pereira e Hugo Domingos um relatório de investigação que se encontra na Wiki e está denominada como (task 1.2). O grupo recorreu à comunicação assíncrona com a utilização do mail e da Wiki.
Caraterizei vários métodos de investigação em educação, refleti e debati sobre as etapas do processo de investigação e argumentei de forma sustentada sobre diferentes métodos de investigação.

Este tema foi dividio em três partes:
Na 1ª parte houve uma pesquisa individual sobre os métodos de recolha de dados (questionários, entrevistas, observação).
Na 2ª parte houve uma análise em equipa da utilização do questionário como método de recolha de dados: análise da dissertação - Conhecer e utilizar a Web 2.0 : um estudo com professores do 2º e 3º ciclos das escolas do concelho de Viana do Castelo http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/13734 e discussão em equipa sobre a técnica da entrevista.
Na 3ª parte procedeu-se à discussão em fórum geral sobre os métodos de recolha de dados.

Balanço da atividade 2 
Pesquisei, debati e argumentei de forma sustentada métodos e instrumentos de recolha de dados, nomeadamente com o apoio da internet.
Em equipa analisamos criticamente os métodos e instrumentos de recolha de dados de um relatório de dissertação e aplicámos instrumentos de recolha de dados.

1 - Pesquisa e estudos livres sobre os métodos de análise de dados para melhor orientar o estudo;
2 - Análise sobre os modos de análise de dados da dissertação de Fornelos e comparação com o caso de uma dissertação  cujo método fundamental de recolha de dados foi a entrevista;
3 - Análise de conteúdo de uma entrevista fornecida - trabalho em equipa e
4 - Discussão em fórum geral sobre a análise de dados.


Balanço da atividade 3 
Pesquisamos e debatemos processos de análise de dados (quantitativa e qualitativa). Aplicámos técnicas de análise de dados, analisámos criticamente um relatório de investigação, argumentámos de forma sustentada sobre processos e técnicas de análise de dados e discutimos a fiabilidade de uma investigação.


Debate em fórum geral sobre a discussão de resultados e a fiabilidade de uma investigação e um trabalho de campo que constava de uma entrevista semiestruturada. 
Foi nos colocado pela professora Alda Pereira um cenário em que nós faziamos parte de uma equipa de investigação que procurava investigar a utilização de software social. Fazia parte do processo procurar obter dados sobre a utilização do Facebook, enquanto rede social. Pretendia-se obter dados sobre:


1. O que motiva as pessoas a usarem o Facebook?
2. Como é usado o Facebook? Com que objectivos? Sociais? De aprendizagem? Outros? Quais? Com que frequência?
3. Como se classificam a si mesmos os utilizadores do Facebook? O que pensam das pessoas que não usam esta ferramenta?
4. Que análise fazem da utilização do Facebook? Quer em termos pessoais, quer em termos dos restantes "amigos"?
5. Do ponto de vista dos utilizadores do Facebook, o que mudou no seu quotidiano ou na sua vida profissional desde que passarem a usar esta ferramenta?
Balanço da atividade 4 
Realizei pesquisas sobre investigações realizadas no âmbito do E-learning e com o apoio da internet. Realizei uma entrevista semiestruturada que me deu bastante trabalho, mas também bastante prazer.Transcrevi e fiz a sua análise de conteúdo. Elaborei um relatório, de acordo com as indicações dadas pela professora e fiz a sua entrega.


Apresento de seguida a nuvem de tags do Grupo de Investigadores MICO11.

Tag cloud

diigo Group Investigadores mico 11's Tags


Gostei muito do livro Análise de Conteúdo, de L. Bardin, é de fácil leitura e é recheado de exemplos. A aquisição do livro e-Research, Methods, Strategies and Issues de Terry Anderson e Heather Kanuka também foi imprescindível desde então é o meu livro de eleição na minha mesa de cabeceira.





Bibliografia aconselhável
  • Anderson, T., Kanuka, H. (2003). e-Research, Methods, Strategies and Issues. USA: Pearson Education
  • Stake, R. A arte da Investigação com Estudos de Caso. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian


Bibliografia complementar

Cohen,L., Manion, L., Morrison, K., Research Methods in Education. London: Routledge
Falmer.Creswell, J. W., Qualitative Inquiry & Research Design. London: Sage
Bardin, L. Análise de Conteúdo, Lisboa: Edições 70.

Sem comentários:

Enviar um comentário