Universidade Aberta

Universidade Aberta
MPEL 05

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

AVA

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM


Iniciámos esta Unidade Curricular com um 1º módulo em torno do Twitter em Contexto Profissional.

Twitter
TWITTER

Hoje em dia é difícil manter o equilibrio entre os relacionamentos no dia a dia e os virtuais. Muitas pessoas passam mais tempo com comunicações digitais do que físicas, presenciais. Há uma febre por aumentar o número de amigos virtuais, que dificilmente conhecemos e com a maioria dos quais não interagimos de verdade.
O twitter é considerado um dos sites de relacionamentos sociais que mais cresceu no ano de 2010.
Para mim o twitter é uma ferramenta com mil e uma utilidades.
Passaram duas semanas desde o meu inicio no twitter e até agora passadas estas semanas tenho sido somente quase um mero explorar e ouvinte (apenas recebo e leio as mensagens sem enviar).
A limitação dos 140 carateres por mensagem no twitter é o seu maior atrativo, pois ensina e força as pessoas a serem mais objetivas e diretas nas suas respetivas mensagens.
Para quem não conhece ou conhece pouco, digo que o twitter pode ser um ótimo instrumento de trocas de informações úteis. No twitter seguimos e somos seguidos, sem solicitações de amizade e sem obrigatoriedade de seguir quem nos segue.
O que me espanta é a forma como muitas pessoas usam o twitter. Há pessoas que desejam um bom dia, falam do dia anterior, contam piadas, expressam sentimentos, falam da sua própria vida. Outros comentam as notícias do dia, dão informações, fazem criticas, comentam o futebol. Se seguimos essa pesssoa é porque nos agrada o que ela escreve, se não quisermos mais segui-la existe um botãozinho chamado "unfollow" que se clica e nunca mais se recebe posts dessa pessoa que passou dos limites nas "twitadas" ou que simplesmente deixou de ter interessa. Existem muitos profissionais que vêem no twitter a extensão do seu trabalho como é o caso de jornalistas e professores.

Quer dar os primeiros passos no twitter e não sabe por onde começar?
Comece por perguntar a alguém que já sabe!

A título de curiosidade o twitter está em 1º lugar no Top das 100 ferramentas de aprendizagem de 2011.

http://c4lpt.co.uk/top-tools/top-100-tools-for-learning-2011/  acedido a 30 de Outubro de 2011.


Bibliografia consultada:
http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/file.php/45221/Twitter/Docs_de_Apoio/Guia_do_twitter_Pmol_blog.PDF

http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/file.php/45221/Twitter/Docs_de_Apoio/Twitter_Guide_Make_Use_of.pdf




Sem comentários:

Enviar um comentário