Universidade Aberta

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MPEL 05

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Bibliografia Anotada sobre PLEs

Atividade 1B - Bibliografia Anotada 1

Artigo: Rumo a Ambientes de Aprendizagem Personalizada: Sete Aspetos Cruciais.

Autores: Sandra Schaffert e Wolf Hilzensaeur

Localização: Salzburg Research, Austria

http://www.elearningeuropa.info/pt/node/2680

Acedido a 14 de Novembro de 2011

Referência Bibliográfica

Hilzensaeur, Wolf, &  Schaffert Sandra. (2008). Rumo a Ambientes de Aprendizagem Personalizada: Sete Aspetos Cruciais, eLearning Papers, nº 9, ISSN 1887-1542, disponível em: http://www.elearningeuropa.info/pt/node/2680

Anotações

Neste artigo os AAPS mencionados são os Ambientes de Aprendizagem Personalizados e o LMS (Learning Management System) refere-se aos Sistemas de Gestão da Aprendizagem tradicionais. Os autores identificam sete aspetos em que aprender num AAP leva a alterações nos seguintes campos:
1- o do papel do aprendente enquanto criador de conteúdo ativo escolhido por si próprio e para si;
2- o da personalização, com o apoio e os dados dos agentes da comunidade;
3- o do conteúdo da aprendizagem enquanto "bazar" ilimitado;
4- o do papel significativo da participação social;
5- o da apropriação dos dados do aprendente;
6- o do significado da aprendizagem auto-organizada para a cultura dos estabelecimentos de ensino e das organizações, e
7- o dos aspetos tecnológicos da utilização de ferramentas de software social e da agregação de fontes múltiplas.
Neste artigo a grande e principal diferença entre o ensino anterior LMS é que este tipo de ensino era centrado no aluno mas limitado e com o PLE a participação ativa do aprendente em desenvolvimento colaborativo é feita através dos posts nos blogues, as contribuições nas páginas da wiki, as participações em fóruns e os comentários no weblog postados por outros membros são a ideia central deste novo conceito. 

Comentário 

Gostei particularmente deste artigo pela forma simples como está apresentado. Os sete aspetos mostram as diferenças de concepção do LMS e do PLE e onde as novas oportunidades e mudanças existem. Também gostei da utilização por parte dos autores do termo Inglês "prosumer" para classificar os aprendentes. Não os classifica como apenas consumidores de mateiral de aprendizagem mas como eles próprios também produtores de materiais de aprendizagem.

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