Universidade Aberta

Universidade Aberta
MPEL 05

terça-feira, 15 de novembro de 2011

PPeL

Atividade 1B - Personal Learning Environments

Como é que é o meu PLE?
Fig. 1
Fig. 2
O meu PLE (Personal Learning Environment) não é muito diversificado é essencialmente baseado no meu portátil. Utilizo o meu portátil no meu dia a dia para recolher informação e elaborar os meus trabalhos. Na escola onde leciono utilizo também o portátil, um datashow e o quadro interativo. Como a faxa etária que leciono neste momento é de crianças a jovens adolescentes, não utilizo nem o mail nem o blog.
As ferramentas de publicação que utilizo regularmente são o Blogger e o Wikispaces para além de outras que por vezes utilizo mas com pouca frequência e em casos muito pontuais, como por exemplo para efetuar alguma atividade especifica de uma Unidade Curricular do Mestrado em Pedagogia do E-Learning da Universidade Aberta.
Utilizo essencialmente o Google para recolha de informação. O Delicious e o Diigo utilizo para organizar o material para as diferentes Unidades Curriculares. Utilizo o Google Chrome porque é um software com muitas pontecialidades, embora por vezes tenha de recorrer ao Internet Explorer por incompatibilidade do Google Chrome. Também utilizo o Youtube, o Flirck, o Scrib e o slideshare para procurar informação de diferentes áreas. O Slideshare e o Scribd utilizo na partilha de ficheiros para todas as UCs. Gosto particularmente de usar o Wordle na realização de trabalhos para os tornar mais atrativos.
Desde que iniciei este Mestrado que trabalho diariamente com a plataforma Moodle. Enquanto estive a lecionar no ensino superior utilizava inicialmente o Fénix e depois o Moodle como ferramentas de trabalho indispensáveis e é claro fazia  utilização de outras ferramentas por se tratar de outras faxas etárias que permitem melhor essas utilizações. Não tenho Facebook, não gosto muito do modo como as pessoas o utilizam, especialmente pela banalização que algumas pessoas lhe dão e porque não gosto muito de me expor dessa forma, talvez entretanto mude de ideias e passe a fazer parte especialmente a nível mais profissional. Para o Mestrado que me encontro a frequentar utilizo muito o Skype e o gmail para comunicar com os colegas. O Second Life também foi uma experiência interessante realizada na parte de Ambientação Online deste Mestrado, onde partilhamos experiências muito interessantes, foi uma boa forma introdutória ao curso e também uma excelente forma de nos conhecermos a todos. A adesão ao Twitter e ao Scoop.it foi mais recente tendo-se verificado só agora no 2º semestre com a Unidade Curricular de AVA, para mim foi mais uma experiência nova que me surprendeu bastante, só tenho pena é de não ter mais tempo para poder explorar melhor todas estas ferramentas que tanto têm para dar.
A adesão ao Linkedln já foi à cerca de 3 ou 4 anos e acho uma plataforma profissional com potencial. O Colobri e as Wikispaces utilizo especialmente nos trabalhos de grupo porque permitem a edição conjunta entre os vários elementos do grupo.


Sem comentários:

Enviar um comentário