Universidade Aberta

Universidade Aberta
MPEL 05

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

PPeL - Bibliografia Anotada 2

Atividade 1B - Bibliografia Anotada 2

Artigo: Evolvability of Personal Learning Environments

Autor: Nehaniv, Chrystopher L.

Localização: Universidade de Hertfordshire, Reino Unido

http://ceur-ws.org/Vol-773/EFEPLE-3-Nehaniv.pdf

Acedido a 16 de Novembro de 2011

Referência bibliográfica

Nehaniv, Chrystopher L.. Evolvability of Personal Learning Environments
http://ceur-ws.org/Vol-773/EFEPLE-3-Nehaniv.pdf

Resumo
Este artigo conduz-nos aos conceitos de evolução de Darwin e à evolutibilidade dos PLEs. O artigo está dividido em oito tópicos, iniciando com uma reflexão até que ponto faz sentido aplicar a noção de evolução no sentido biológico para artefactos como sistemas de software, depois trata da questão da hereditariedade, da aptidão e evolutibilidade para software, da evolução de software, requisitos de mudança e software, PLEs e aplicações para manutenção de software, evolução de software análogos para a evolução biológica, evolução de PLE e evolutibilidade num quadro Darwinista e por fim trata de sexo como a transferência de material hereditário.
Está sempre presente neste artigo a ideia de evolução não só da parte humana como da parte de software, toda esta evolução tem implicações nos PLEs, que por sua vez estão em constante evolução também.

 
Comentário

Quando iniciei a pesquisa sobre o conceito de PLEs enquanto elemento fulcral na aprendizagem em rede e nas prespetivas pedagógicas atuais em contexto online, encontrei muitos artigos sobre PLEs. A escolha deste artigo ficou a dever-se ao facto de variar um pouco dos demais artigos. O título despertou-me logo alguma curiosidade começando pela palavra "evolutibilidade" e quando penso em ambientes virtuais de aprendizagem personalizados associo ao termo evolução. Sendo o autor deste artigo professor de Ciências da Computação Matemática e douturado em Matemática explora os ambientes de aprendizagem personalizados na prespetiva da sua área deixando-o transparecer através deste artigo. O autor faz uma comparação entre a evolutibilidade de ambientes de aprendizagem personalizadas e a teoria de Darwin que representou uma revolução no pensamento cientifíco (evolução).

Sem comentários:

Enviar um comentário