Universidade Aberta

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MPEL 05

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Atividade 1A - Post 1 Questões relativas à pedagogia do E-Learning



Fig. 1

Para dar início a esta reflexão nada melhor do que definir os dois termos em questão, Pedagogia e eLearning.
Pedagogia no seu sentido mais simples, é a ciência que tem por objeto de estudo a educação, já o termo eLearning corresponde a um modelo de ensino não presencial suportado pela tecnologia. É fruto de uma combinação ocorrida entre o ensino com o auxilio da tecnologia e a educação à distância.


Terry Anderson (2010) define três modelos pedagógicos que definiram a programação de educação à distância - comportamental / cognitiva, construtivista e conetivista.
O artigo de Anderson e Dron (2011) define e examina três gerações de uma pedagogia de educação à distância. Ao contrário da classificação anterior do ensino à distância baseado na tecnologia utilizada, esta análise centra-se na pedagogia que define as experiências de aprendizagem encapsulado no projeto de aprendizagem.  As três gerações são: de cognitiva behaviorista, a pedagogia construtivista e conetivista sociais. A alta qualidade de educação à distância explora todas as três gerações, conforme determinado pelo conteúdo de aprendizagem, contexto e expetativas de aprendizagem Anderson e Dron (2011).
Segundo Siemens o behaviorismo, cognitivismo e o construtivismo são as três grandes teorias da aprendizagem mais frequentemente usadas na criação de ambientes de ensino.
No behaviorismo o aprendiz é em grande parte desconhecido, não podemos entender o que se passa dentro de uma pessoa. O behaviorismo e o cognitivismo vêem o conhecimento como algo externo ao aprendiz, já o construtivismo assume que os aprendizes não são recipientes vazios a serem preenchidos com conhecimento.
Driscoll (2000), citado por Siemens (2005) define a aprendizagem como "uma mudança persistente no desempenho humano ou potencial de desempenho... que deve surgir como resultado da experiência do aluno e da interação com o mundo".Esta definição abrange muitos dos atributos associados ao behaviorismo, cognitivismo e construtivismo - a aprendizagem como um estado de mudança duradoura (emocional, mental) ou seja trouxe como resultado de experiências e interações com conteúdo ou outras pessoas. Driscoll (2000) foca três tradições epistemológicas em relação à aprendizagem: o obejtivismo que é similar ao behaviorismo e afirma que a realidade é externa e é objetiva, e o conhecimento é adquirido através de experiências, o pragmatismo semelhante ao cognitivismo afirma que a realidade é interpretada, e o conhecimento é negociado através da experiência e do pensamento e o interpretativismo que é semelhante ao construtivismo que afirma que a realidade é interna, e o conhecimento é construido. Todas estas teorias da aprendizagem sustentam a noção de que o conhecimento é um objetivo que é atingível (se já não inato) ou através do raciocínio ou experiências Siemens (2005).

Karen Stephenson citada por Siemens (2005) afirma:
"A experiência tem sido considerada o melhor professor do conhecimento. Já que não podemos experimentar tudo, experiências de outras pessoas, e as pessoas, portanto, outros tornam-se o substituto para o conhecimento. "Eu guardo meu conhecimento nos meus amigos" é um axioma para juntar conhecimento através da coleta de pessoas."

Para terminar em jeito de conclusão deixo uma pequena reflexão.
Tudo se perde na vida, os familiares, os amigos, os bens etc., menos a experiência. Esta é a verdadeira realidade da vida.
No ensino/aprendizagem não podemos esquecer esta realidade, a experiência é muito importante, mas não podemos valorizar só a experiência e colocar de parte tudo o resto que se relaciona com ensino/aprendizagem, a partilha por exemplo é outra grande mais valia no que se refere à aprendizagem.
Todas as teorias de aprendizagem já mencionadas relevam aspectos mais positivos, ou menos positivos no que se refere ao ensino à distância, temos de ter a capacidade de tentar retirar de todas elas os aspectos mais positivos e fazer a sua gestão da melhor forma.
Não queria ainda terminar sem deixar de mencionar o papel importantíssimo do aluno/aprendiz e do professor/formador, sem estes preciosos elementos não poderíamos falar do tema desta reflexão.

Recursos:
Anderson, Terry & Dron, Jon (2011). Three generations of distance education pedagogy. IRRODL. Disponível em:http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/890/1826 acedido em Novembro / Dezembro 2011

Anderson, Terry (2010). Three Generations of Distance Education Pedagogy. IRRODL. [Elluminate Recording, Powerpoint Presentation & MP3 Recording]. Disponível em:

Connole, Grainne (2011). Review of Pedagogical Models And Their Use In Elearning.
Disponível em http://www.slideshare.net/grainne/pedagogical-models-and-their-use-in-elearning-20100304 acedido em Novembro / Dezembro de 2011
Siemens, George (05-04-2005). Connectivism: A Learning Theory for the Digital Age. elearnspace. Disponível em http://www.elearnspace.org/Articles/connectivism.htm acedido em Novembro / Dezembro de 2011

http://pt.wikipedia.org/wiki/E-learning acedido em Novembro / Dezembro 2011

Fig. 1 - Nuvem de palavras criada a partir de palavras relacionadas com pedagogia do E-Learning, criada em Novembro de 2011. Disponível em: www.wordle.net


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